Para representar a ceia de uma forma dinâmica, as catequistas distribuíram pão e suco de uva para todas as crianças.

Hoje, dia 08 de abril, aconteceu na Paróquia a celebração explicativa da Semana Santa para as crianças. Desde o início, todas estavam muito felizes e participativas, louvando com os seus ramos, enquanto algumas outra entravam representando os Apóstolos.

O coral das crianças (que sempre animam nesse horário) ficou responsável por todas as músicas da celebração. Logo após a proclamação do Evangelho, Padre Marcelo Chelles, começou explicando sobre o Domingo de Ramos, e assim, toda a história da salvação, começando pelo primeiro homem e mulher criados por Deus para o início da humanidade, Adão e Eva. Explicou que Ele, como Pai, deseja que todos estejam sempre ao lado Dele. Adão e Eva desobedeceram a Deus, e para refazer essa amizade desfeita pelo pecado, enviou Jesus, que salvou o homem através da cruz, onde foi morto para salvação de todos. Deixando claro que a Semana Santa, onde celebramos a morte e ressurreição de Jesus, começa no Domingo de Ramos.

Também foi explicada a história dos ramos, e de onde vieram. O primeiro ramo foi o das oliveiras, oliveira produz azeitona, que amassada gera o azeite, óleo usado para ungir todo sacerdote, profeta e rei.

Jesus chamou os apóstolos para a celebração da última ceia, na noite de quinta-feira, já que havia chegado a hora que Ele morreria na cruz. A ceia era uma tradição dos judeus, em que todo ano a celebravam para comemorar o dia em que Israel saiu da escravidão do Egito. Na ceia, Jesus também instituiu o sacerdócio, e nos deu o grande mandamento: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”.

Durante a explicação sobre a ceia, Padre Marcello detalhou sobre o corpo e a carne de Jesus, que foi servido de comida em forma de pão, O Corpo de Cristo. E sobre seu sangue, servido em forma de vinho, O Sangue de Cristo. O Corpo e o Sangue de Cristo são o verdadeiro alimento para a vida de todos.

Para representar a ceia de uma forma dinâmica, as catequistas distribuíram pão e suco de uva para todas as crianças. E assim, elas entenderam o real significado de Jesus como Corpo, Sangue, Alma e Divindade.

Depois do canto de aclamação ao Santo Evangelho, o Lava pés foi representado pelas crianças vestidas de apóstolos. Também foi explicado que ao terceiro dia Jesus ressuscitou, na madrugada de sábado para domingo, onde Cristo venceu o pecado e a morte. A Páscoa nos tirou do pecado para a graça, e assim, a celebração foi finalizada, com cada criança recebendo um ovo de Páscoa como lembrança.

Por: Maria Luísa Thomaz

Fotos: João Simas | PASCOM

EXPEDIENTE

  • Segunda a Sexta-feira - 09h às 18h
  • Sábado - 09h às 12h

Praça Porto Rocha, s/nº - centro - Cabo Frio - RJ
E-mail: secretaria15pnsa@gmail.com
Tel.: (22) 2643-0082 - (22) 98811-7023 wpp

Bênção do Santíssimo Sacramento

  • Quinta-feira - 18h

Batismo

  • Inscrições na Secretaria Paroquial

Bênçãos de objetos, veículos, casas e outros

  • Marcar previamente na Secretaria Paroquial

Matrimônio

  • Informações na Secretaria Paroquial