igreja filial de santana

HISTÓRICO DA COMUNIDADE SANT’ANNA

A devoção a Sant’Anna iniciou em 1951, com a chegada da imagem da Santa, adquirida no Rio de Janeiro, por um marinheiro chamado João Canadá que fazia parte da tripulação do navio “Eva” que transportava sal. Chegando em Cabo Frio, ele convidou vários amigos para uma reunião que se realizou na casa do Sr. José Barbosa. O motivo da reunião foi a doação da imagem aos moradores do bairro de Vila Nova, e que a adotaram como Padroeira do bairro. Em seguida, foi organizada uma comissão encarregada de organizar as atividades para a construção de uma Capela.
A Imagem ficou na casa do primeiro “Festeiro” nomeado, o Sr. José Barbosa.

A partir deste ano, o dia 26 de julho, vem sendo comemorado com festas na rua e procissão. A primeira procissão a percorrer as ruas do bairro foi organizada pela esposa do primeiro “Festeiro”, D. Antônia.

Foi construído um Barracão para bailes e barraquinhas. O lucro alcançado nesses eventos eram destinados para a comunidade. Todo ano nomeava-se um novo “Festeiro” e a renda das atividades ficava sob a responsabilidade de um tesoureiro.

Na década de 90, a Paróquia Nossa Senhora da Assunção, através da comunidade de Sant’Anna formada pelo Grupo “Herança Celeste” da Evangelização, liderado por Maria Evelina (Vevé) e sob a orientação do Pe. João Luiz, exerceu seus Movimentos Pastorais no bairro Morubá. As celebrações eram feitas em uma capela improvisada numa sala alugada, e com um pequena imagem, cedida pela Paróquia. Essa atuação durou de 1991 até 1997.

A partir de julho de 1997, conforme as diretrizes do “Projeto Rumo ao Novo Milênio”, a Paróquia decidiu dividir as comunidades em Regiões, e Sant’Anna passou a ser a Região 2 (Vila Nova, Morubá e Algodoal), ficando sob a responsabilidade do coordenador Sr. Oly Porfírio de Azevedo.
Até 1999 as celebrações e atividades eram realizadas alternadamente: na capela do Morubá, na Creche de Maria e na capela improvisada na praça de Vila Nova.

Num mutirão de fé, amor e solidariedade foi conseguido doação de material, trabalho e dinheiro para erguer em madeira a Capela de Sant’Anna num terreno doado pelo Vereador Marcio Correa.

A comunidade teve a Graça Divina de comemorar a Festa de Sant’Anna nos dias 26,27 e 28 de 2001, com celebração de Tríduo de Louvor na Capela. No dia 29 a comunidade doa a imagem da Santa para a Capela e Pe. Wallace presidiu a primeira Missa, consagrando a Capela e abençoando os fiéis.

Missas:

  • 4º sábado do mês, às 18h
  • 2º e 3º domingos do mês, às 10h30min

Celebração da Palavra: segundas-feiras, às 19h30min (após o Terço com a Liga de São José)

Adoração ao Santíssimo Sacramento: 1ª segunda-feira do mês, das 8h às 18h

Oração do Terço: às segundas-feiras, Terço com a Liga de São José, às 19h; às quintas-feiras, Terço Mariano, às 19h; e às sextas-feiras, Terço com as crianças, às 19h, junto ao grupo da Liga de São José.

Grupo de Oração: quartas-feiras, às 19h

Catequese: sábados - Livros I e II, das 15h às 17h

Distribuição de cestas básicas: toda última segunda-feira do mês, após celebração da Palavra

Legião de Maria: terças-feiras - reunião dos dois grupos, das 15h às 16h e das 17h às 18h

Endereço:

Rua Jorge Lóssio, 08 - Vila Nova - Cabo Frio - RJ

Expediente

Seg. a sex. 9h às 18h, Sáb. 9h às 12h
E-mail: secretaria15pnsa@gmail.com
Tel.: (22) 2643-0082

Bênção do Santíssimo Sacramento

Qui., às 18h (antes da Santa Missa), na Matriz Histórica

Batismo (recesso - volta em fevereiro)

Inscrições às terças, das 9h às 12h e 14h às 17h, na Matriz Auxiliar

Bênçãos de objetos (veículos, casas e outros)

Marcar previamente na Secretaria Paroquial

Matrimônio

Informações e entrega de documentos na Sec. Paroquial com a presença dos noivos