Equipes de Nossa Senhora: em busca da santidade conjugal

Trata-se de um movimento de espiritualidade conjugal católico, leigo e constituído por casais que buscam no sacramento do matrimônio um ideal de vivência cristã.

Os casais cristãos, unidos pelo Sacramento do Matrimônio, são chamados a seguir Cristo no caminho do Amor, da Felicidade e de Santidade.

As Equipes de Nossa Senhora (ENS), dom do Espírito Santo, são oferecidas aos casais do mundo inteiro para os ajudar a desenvolver e viver plenamente as riquezas do seu sacramento do Matrimônio através de uma pedagogia própria, com vista à sua santificação.

As Equipes de Nossa Senhora (ENS) nasceram de uma maneira muito simples: em 1938, quatro jovens casais cristãos comprometidos querem viver o seu amor à luz da sua fé. Dirigem-se a um jovem sacerdote de Paris, o Padre Henri Caffarel, para os guiar nesta busca, obtendo dele a seguinte resposta: “Procuremos juntos”.

Em 25 de fevereiro de 1939, estes quatro casais têm a primeira reunião com o Padre Caffarel em Paris, seguida de outros encontros. Nesse dia e dessa forma nasce a primeira equipe do Movimento.

 

FINALIDADE

A razão de ser das Equipes de Nossa Senhora é ajudar os casais a viverem plenamente o seu sacramento do Matrimônio e a viver uma espiritualidade conjugal. “As Equipes de Nossa Senhora têm por objetivo essencial ajudar os casais a caminhar para a santidade. Nem mais, nem menos”. (Padre Caffarel)

As Equipes de Nossa Senhora, movimento de espiritualidade conjugal da Igreja Católica, são constituídas por casais cristãos unidos pelo sacramento do matrimônio, que aderem com o propósito de pôr em prática os objetivos e os métodos do Movimento.

Os casais das Equipes de Nossa Senhora pretendem:

  • Permanecer fiéis às promessas de seu batismo;
  • Colocar Cristo no coração das suas vidas;
  • Construir a sua vida conjugal e familiar com base no Evangelho;
  • Levar ao mundo a mensagem de Cristo;
  • Dar testemunho dos valores cristãos na sua vida social e profissional;
  • Fazer das suas atividades uma colaboração com Deus e um serviço aos outros;
  • Promover o casamento e a vida de família na sociedade;
  • Caminhar ao lado da Igreja, dando-lhe um apoio ativo.

Os casais das ENS contam com a ajuda daqueles que partilham o seu ideal e comprometem-se a “fazer equipe”, porque conhecem a dificuldade de viver como casais cristãos e porque estão conscientes da própria fraqueza e da insuficiência de seus esforços.

 

O ESPÍRITO DAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA

“Vem e segue-me”

Cristo dirige este apelo a cada batizado, convidando-o a abrir-se cada vez mais ao seu amor e a ser testemunho dele. Cristo dirige também este apelo ao casal cristão. Os cônjuges são chamados a encontrar Deus no coração do seu amor conjugal. Assim, o amor humano é uma imagem do amor divino.

O CARISMA DAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA

Carisma é um dom de Deus específico que deve ser utilizado para o bem comum. Este dom gratuito é especial e fica a fazer parte da personalidade de quem o tem.

As Equipes de Nossa Senhora foram uma inspiração de Espírito Santo dada à Igreja para uma determinada função em determinado momento da sua História. Só assim se compreende o grande crescimento das ENS, a sua expansão por muitos países dos cinco continentes e a sua influência determinante na vida dos casais, na pastoral da Igreja e na vida da sociedade.

O Movimento das Equipes de Nossa Senhora é um carisma para a Igreja, na medida em que é um dom de enorme importância para a redescoberta do valor do Sacramento do Matrimônio que é caminho de amor, de felicidade e de santidade.

Além de serem um carisma, as Equipes de Nossa Senhora têm um carisma próprio, que é a espiritualidade conjugal, forte orientação que leva o casal a viver, no quotidiano, segundo a vontade de Deus, isto é, segundo os valores do Evangelho.

A MÍSTICA DAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA

A mística é o espírito que nos leva a atuar segundo a vontade de Deus, a intuição que “abre” o que está oculto ao espírito humano, a orientação que faz da vida uma contínua busca de comunhão com Deus.

A mística das ENS é o espírito que dá sentido à propostas concretas, firmados em valores cristãos essenciais à vida em casal, em equipe, em

Igreja e concretiza-se em três vertentes:

  • Reunidos em nome de Cristo
  • Ajuda mútua (entreajuda)
  • Testemunho

Contato

  • Secretaria Paroquial

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  /  Tel.: (22) 2643-0082 - (22) 98811-7023

EXPEDIENTE

  • Segunda a Sexta-feira - 09h às 18h
  • Sábado - 09h às 12h

Praça Porto Rocha, s/nº - centro - Cabo Frio - RJ
E-mail: secretaria15pnsa@gmail.com
Tel.: (22) 2643-0082 - (22) 98811-7023 wpp

Bênção do Santíssimo Sacramento

  • Quinta-feira - 18h

Batismo

  • Inscrições na Secretaria Paroquial

Bênçãos de objetos, veículos, casas e outros

  • Marcar previamente na Secretaria Paroquial

Matrimônio

  • Informações na Secretaria Paroquial