O Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão (MESC) é instituído pelas normas da Sé Apostólica, contidas na Instrução “Immensae Charitatis” de 29/01/73. Este é um ministério de serviço, exercido por leigos escolhidos dentro da comunidade e que exercem uma função temporária de distribuição da Sagrada Eucaristia. Os ministros devem ter uma vida cristã autêntica, e precisam ser maduros na fé que professam e celebram, a fim de que possam servir com maior ardor e obediência à Santa Mãe Igreja.

 

OBJETIVO

 

A principal função do MESC é assistir aos doentes e idosos que estejam temporariamente ou definitivamente impedidos de participar da Celebração Eucarística em comunidade. Nesse caso, o MESC leva a Sagrada Comunhão onde for necessário (residência, hospital, asilo etc.). Esse serviço acontece pelo menos uma vez por semana. Também pode ajudar na distribuição da Comunhão nas missas, sempre que os ministros ordinários (bispos, sacerdotes e diáconos) não podem fazê-la, ou quando o número de fiéis for muito grande, comprometendo o horário de encerramento da celebração.

Como é um serviço extraordinário, sempre que autorizado e solicitado, por qualquer impedimento do sacerdote em celebrar a Santa Missa ou, ainda, do diácono não poder realizar a celebração da Palavra, o MESC pode realiza-la para que a comunidade possa se alimentar da Palavra e da Sagrada Eucaristia. O mesmo acontece com a exposição do Santíssimo.

 

CONTATO

 

Secretaria Paroquial

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  /  Tel.: (22) 2643-0082 - (22) 98811-7023

 

EXPEDIENTE

  • Segunda a Sexta-feira - 09h às 18h
  • Sábado - 09h às 12h

Praça Porto Rocha, s/nº - centro - Cabo Frio - RJ
E-mail: secretaria15pnsa@gmail.com
Tel.: (22) 2643-0082 - (22) 98811-7023 wpp

Bênção do Santíssimo Sacramento

  • Quinta-feira - 18h

Batismo

  • Inscrições na Secretaria Paroquial

Bênçãos de objetos, veículos, casas e outros

  • Marcar previamente na Secretaria Paroquial

Matrimônio

  • Informações na Secretaria Paroquial