A Pastoral do Batismo é um serviço de apoio, incentivo e colaboração que a comunidade paroquial oferece aos pais e padrinhos na sua missão de primeiros e principais educadores de seus filhos.

Objetivo

A pastoral do batismo tem por objetivo primordial promover a devida preparação para uma frutuosa recepção, celebração e vivência do sacramento do batismo, de acordo com as normas pastorais contidas no Diretório Diocesano.

Os agentes da Pastoral, em comunhão com o seu pároco, preparam a inserção dos novos membros na vida eclesial. Responsáveis pela função de tornar o sacramento do batismo uma verdadeira fonte de novos cristãos, os agentes devem ser católicos de vida pastoral ativa, de conduta ilibada e devem estar devidamente preparados, trabalhando em sintonia com a pastoral familiar, a catequese paroquial, e em comunhão com toda a comunidade.

Os encontros de preparação

Os encontros de preparação para o batismo, destinado aos pais e padrinhos, têm por razão principal favorecer a vivência cristã, especialmente a inserção na comunidade eclesial.

Os temas catequéticos a serem expostos nos encontros de preparação abordam, ao menos, os seguintes aspectos: a) o querigma; b) a pessoa de Jesus Cristo, sua vida e missão, estimulando a experiência do encontro com Cristo e da vida nova; c) a Igreja, destacando-se a importância da participação na comunidade eclesial; d) os sacramentos, sinais eficazes da graça de Deus e principais meios de santificação, com ênfase no sentido teológico do batismo; e) a explicação dos ritos batismais, realçando-se o seu significado para a vida cristã, bem como a responsabilidade pessoal dos pais e padrinhos quanto ao batizando.

A preparação ocorrerá em dias pré-estabelecidos, segundo o calendário paroquial.

Concluído o encontro de preparação, será conferido aos pais e padrinhos um comprovante de participação, com validade estabelecida. Só será marcada a data do batismo, após a conclusão do curso.

Contato

  • Secretaria Paroquial

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  /  Tel.: (22) 2643-0082 - (22) 98811-7023

EXPEDIENTE

  • Segunda a Sexta-feira - 09h às 18h
  • Sábado - 09h às 12h

Praça Porto Rocha, s/nº - centro - Cabo Frio - RJ
E-mail: secretaria15pnsa@gmail.com
Tel.: (22) 2643-0082 - (22) 98811-7023 wpp

Bênção do Santíssimo Sacramento

  • Quinta-feira - 18h

Batismo

  • Inscrições na Secretaria Paroquial

Bênçãos de objetos, veículos, casas e outros

  • Marcar previamente na Secretaria Paroquial

Matrimônio

  • Informações na Secretaria Paroquial