A tradição musical da Igreja inteira constitui um tesouro de inestimável valor. Ocupa entre as demais expressões da arte, um valor proeminente, principalmente porque o canto sacro se acomoda às palavras, e faz parte necessária e integrante da liturgia. A música sacra será tanto mais litúrgica, quanto mais estiver ligada à ação litúrgica. (SC 118).

Pelo canto litúrgico, a oração da comunidade cristã se exprime com maior suavidade; o mistério da liturgia e a sua índole hierárquica e comunitária se manifestam mais claramente. Pela unidade das vozes se atinge mais profundamente a unidade dos corações e as almas se elevam mais facilmente, pelo esplendor das coisas santas, até as realidades supra terrenas. Enfim, toda a celebração prefigura mais claramente a grande liturgia efetuada na Jerusalém Celeste (MS, n. 5; SC, n. 112).

Objetivo

O canto pastoral deve enfatizar as dimensões evangelizadora, catequética e comunitária da liturgia, aproveitando, ordenadamente, o desenrolar dos acontecimentos litúrgicos e do tempo litúrgico. O canto pastoral, bem como toda a liturgia deve recuperar as dimensões de festa, alegria e esperança, e levar a prática do estudo e aprofundamento do Diretório Litúrgico.

Os cantos litúrgicos desempenham a sua função de sinal quando estão em sintonia com a liturgia celebrada pela comunidade dos fiéis. Quando expressam a oração e a participação da comunidade celebrante e marcam a solenidade da celebração litúrgica, os cantos litúrgicos levam os fiéis à finalidade da celebração: a Glória de Deus e a santificação dos fiéis.

Os cantos devem se inserir e se integrar na celebração litúrgica. A escolha deve respeitar o Ano Litúrgico e as normas litúrgicas. As equipes de canto não devem substituir hinos litúrgicos por qualquer cântico que fala uma ou mais palavras da forma original. 

Contato

  • Secretaria Paroquial

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  /  Tel.: (22) 2643-0082 - (22) 98811-7023

EXPEDIENTE

  • Segunda a Sexta-feira - 09h às 18h
  • Sábado - 09h às 12h

Praça Porto Rocha, s/nº - centro - Cabo Frio - RJ
E-mail: secretaria15pnsa@gmail.com
Tel.: (22) 2643-0082 - (22) 98811-7023 wpp

Bênção do Santíssimo Sacramento

  • Quinta-feira - 18h

Batismo

  • Inscrições na Secretaria Paroquial

Bênçãos de objetos, veículos, casas e outros

  • Marcar previamente na Secretaria Paroquial

Matrimônio

  • Informações na Secretaria Paroquial