igreja filial santa clara

HISTÓRICO DA COMUNIDADE SANTA CLARA

O Centro Comunitário Santa Clara foi fundado em julho de 1987, por Frei Márcio de Araújo Terra, OFM, e um pequeno número de irmãs franciscanas e outras pessoas da comunidade que acompanhavam o grupo em visita às famílias, rezando o Terço à Maria Santíssima e levando a Palavra de Deus aos irmãos pela leitura do Santo Evangelho, antes de ser inaugurada a Capela.

O terreno onde foi construído o Centro Comunitário e a Capela foi doado pela Prefeitura Municipal de Cabo Frio e a construção foi feita com o dinheiro que veio da Alemanha para ser aplicado numa instituição religiosa e comunitária. A primeira reunião com os irmãos foi realizada no dia 6 de julho de 1987 sob a orientação do Frei Márcio. Foram organizadas as equipes de serviço dando início aos trabalhos da Comunidade.

Frei Márcio organizou a fabricação de picolés juntamente com os meninos da comunidade e familiares que o ajudavam nesse trabalho, dando condições aos menores para que, trabalhando, ajudassem suas famílias. Além disso, recebebiam a doutrina religiosa e oravam. Nesse período, com o incentivo do Frei Márcio, a comunidade recebeu a COMAC, uma instituição mantida pela LBA (Legião Brasileira de Assistência) que prestou seus trabalhos em benefício aos menores carentes oferecendo cursos de aprendizagem para meninos e meninas e também para as mães que aceitaram esse trabalho e eram recompensadas juntamente com as monitoras.

Esse movimento durou 18 meses, sendo depois transferido para outro bairro.

O nome do “Centro Comunitário Santa Clara” foi escolhido pelas irmãs franciscanas e confirmado pelos irmãos e pelo Frei Márcio, durante as comemorações do Tríduo de Santa Clara em homenagem ao dia da padroeira, 11 de agosto de 1987.

Frei Márcio deixou esta comunidade em 1989. A partir desta data, a comunidade ficou sendo atendida pelos Ministros Extraordinários da Eucaristia até 1990.

Com a chegada dos Padres João Luiz d’Assumpção e Márcio Durval Soares, que assumiram as celebrações das Missas aos segundos domingos de cada mês, como era anteriormente, e os Ministros Extraordinários da Eucaristia, que assumiram o culto nos outros domingos, sob a orientação do Pároco Padre João Luiz.
A partir deste período as atividades da comunidade cresceram com a Implantação da Evangelização 2000 e outros movimentos como: Grupo de Oração da Renovação Carismática Católica, Legião de Maria responsável pelo Terço durante a semana, orações e visitas às famílias e hospitais. Os coordenadores dos movimentos formaram as seguintes pastorais: do Batismo, dos Enfermos, da Criança, do Dízimo e do Dispensário; além da Catequese, Cruzada Eucarística, Catecumenato, Iniciação Cristã para Adultos, Grupo Jovem e Coral.

Missas:

  • 1º e 2º sábados do mês, às 18h
  • 4º e 5º domingos do mês, às 10h30
  • 5º sábado do mês, às 10h30

Adoração ao Santíssimo Sacramento: segundas-feiras, às 19h30min

Grupo de oração: quartas-feiras, às 19h30min

Endereço:
Rua Espírito Santo, 04 - Jacaré - Cabo Frio - RJ

Expediente

Seg. a sex. 9h às 18h, Sáb. 9h às 12h
E-mail: secretaria15pnsa@gmail.com
Tel.: (22) 2643-0082

Bênção do Santíssimo Sacramento

Qui., às 18h (antes da Santa Missa), na Matriz Histórica

Batismo (recesso - volta em fevereiro)

Inscrições às terças, das 9h às 12h e 14h às 17h, na Matriz Auxiliar

Bênçãos de objetos (veículos, casas e outros)

Marcar previamente na Secretaria Paroquial

Matrimônio

Informações e entrega de documentos na Sec. Paroquial com a presença dos noivos