Desde muito cedo, a Igreja tomou consciência de que era preciso preparar melhor os homens e as mulheres que desejavam ser cristãos, para que recebessem mais frutuosamente os sacramentos. Com esta reta mentalidade, ainda hoje, no catecumenato, a Igreja acolhe e instrui tanto os candidatos ao batismo quanto os que, já batizados, desejam receber o sacramento da Crisma e até mesmo a Eucaristia, como expressão de sua maturidade na fé.

Nesse sentido, todos os anos, em determinada data, a nossa Paróquia abre as inscrições para o catecumenato, a serem realizadas na secretaria paroquial. As divulgações que dizem respeito a abertura das inscrições ocorrem por meio das redes sociais de nossa paróquia e, principalmente, pelos avisos paroquiais ao final das Missas.

 

OBJETIVO

 

O maior objetivo do catecumenato é instruir os catecúmenos, isto é, os que ainda não foram batizados; bem como os crismandos, que são os candidatos a receberem o sacramento da Crisma, e havendo a necessidade, a primeira Eucaristia, pela Palavra de Deus e pela reta Doutrina da Igreja. Isso se dá a fim de que, conscientes do que irão tomar parte, recebam mais eficazmente a Graça de Deus que brota destes Sacramentos da Iniciação à Vida Cristã. Estes que inserem o cristão na vida divina.

O itinerário que precisam percorrer é divido em etapas. Iniciamos com o pré-catecumenato, que está centrado no anúncio da fé que professamos e que encerra com o rito de acolhida ao catecumenato; o catecumenato, em que são estudadas a doutrina da Igreja no que diz respeito ao credo, aos mandamentos e as demais verdades dogmáticas; após, temos o período da mistagogia, isto é, o tempo de celebrar a fé acolhida e professada, a partir da doutrina dos sacramentos da Igreja.  

 

HORÁRIOS

 

  • Domingo: 10h às 12h no Salão Social;
  • Quinta-feira: 20h às 22h no Salão Paroquial.

 

CONTATO

 

Secretaria Paroquial

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  /  Tel.: (22) 2643-0082 - (22) 98811-7023

EXPEDIENTE

  • Segunda a Sexta-feira - 09h às 18h
  • Sábado - 09h às 12h

Praça Porto Rocha, s/nº - centro - Cabo Frio - RJ
E-mail: secretaria15pnsa@gmail.com
Tel.: (22) 2643-0082 - (22) 98811-7023 wpp

Bênção do Santíssimo Sacramento

  • Quinta-feira - 18h

Batismo

  • Inscrições na Secretaria Paroquial

Bênçãos de objetos, veículos, casas e outros

  • Marcar previamente na Secretaria Paroquial

Matrimônio

  • Informações na Secretaria Paroquial