Durante a Páscoa, tempo litúrgico que sucede a Semana Santa, nossa comunidade paroquial conta com a atuação dos Mordomos do Espírito Santo. Este frutuoso movimento tem a missão de levar a bênção de Deus às casas de nossos paroquianos, e junto com ela a bandeira do Divino Espírito Santo. Isso ocorre, tendo em vista que depois da Ressureição e gloriosa Ascensão de Jesus Cristo, a Igreja celebra a Solenidade de Pentecostes, fazendo memória do dia em que o Espírito Santo desceu sobre a Virgem Maria e os Apóstolos reunidos em cenáculo.

A partir de finais do século XIII, surgiu em Portugal uma grande devoção ao Espírito Santo que fora propagada por santa Isabel de Portugal, então rainha de Aragão. A história conta que santa Isabel fez uma promessa ao Espírito Santo que se o seu marido, o rei D. Diniz fizesse as pazes com o seu filho, D. Afonso, ela mandaria forjar uma réplica da coroa e no topo mandaria colocar uma pomba, representando o Espírito Santo, e a levaria em peregrinação arrecadando donativos para os mais pobres. De fato, a fé da rainha foi capaz de evitar a batalha armada de Alvalade, entre pai e filho.

  Nessa época santa Isabel tornou-se protetora da Irmandade do Espírito Santo, cujo principal objetivo era a captação de recursos para a grande Festa do Espírito Santo. Os seus esforços foram tão grandes que a possibilitou, junto a Irmandade, construir uma igreja ao Espírito Santo, em Alenquer, Portugal. Aqui no Brasil, esta devoção trazida pelos nossos colonizadores portugueses foi sendo cada vez mais difundida e aceita popularmente, até se constituir no que hoje se conhece como Festa do Divino.

 

OBJETIVO

 

Em nossa Paróquia é tradicional termos, mesmo que em dimensões menores, desde a Novena de Pentecostes até a sua devida Solenidade, uma série de belíssimas celebrações. Dentre elas podemos destacar o erguimento do mastro no primeiro dia da novena, sinalizando o começo deste período forte; a própria Novena, ornada com a ladainha e as orações próprias; e principalmente o dia da Solenidade de Pentecostes, em que o imperador e a imperatriz, junto aos demais mordomos do Espírito Santo, entram em procissão da Matriz Histórica em direção à Matriz Auxiliar.

O principal objetivo dos Mordomos do Espírito Santo é propagar pela nossa comunidade a devoção ao Espírito Santo, principalmente quando se aproxima a Solenidade litúrgica do mesmo Espírito. Recordando a história, cujo protagonismo era da rainha e dos demais colaboradores, os Mordomos tem a responsabilidade de guardar a tradição e atuar energicamente no período pascal, colaborando com o pároco na difusão da devoção ao Espírito de Deus. 

 

HORÁRIOS

 

  • Os paroquianos que desejarem fazer parte dos Mordomos do Espírito Santo fiquem atentos aos avisos paroquias, principalmente na quaresma, onde há a convocação dos novos mordomos e as datas das reuniões;

 

  • Os que quiserem a visita da Bandeira do Divino em seu lar, no período que for anunciado nas missas, procure a secretaria paroquial para fazer a sua inscrição.

 

CONTATO

 

Secretaria Paroquial

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  /  Tel.: (22) 2643-0082 - (22) 98811-7023

EXPEDIENTE

  • Segunda a Sexta-feira - 09h às 18h
  • Sábado - 09h às 12h

Praça Porto Rocha, s/nº - centro - Cabo Frio - RJ
E-mail: secretaria15pnsa@gmail.com
Tel.: (22) 2643-0082 - (22) 98811-7023 wpp

Bênção do Santíssimo Sacramento

  • Quinta-feira - 18h

Batismo

  • Inscrições na Secretaria Paroquial

Bênçãos de objetos, veículos, casas e outros

  • Marcar previamente na Secretaria Paroquial

Matrimônio

  • Informações na Secretaria Paroquial