Em algumas sociedades, principalmente as orientais, a velhice é tida como uma grande dádiva a ponto de os idosos serem tratados com o máximo respeito devido ao tempo de experiência que possuem. Não obstante esse fato, em nossa sociedade acontece o revés. Todos sabemos que com a idade avançada advém as vicissitudes, os dramas existenciais, as enfermidades, que dificultam a atividade de alguns de nossos queridos idosos. O grande problema é que em nosso contexto social vigora uma postura um tanto quanto utilitarista da pessoa humana. Esta filosofia, adotada por muitos, diz que alguém só é bom quando serve, ou seja, quando é útil para a sociedade. Caso contrário, esse indivíduo já não tem mais importância de ser no mundo.

A Pastoral da Terceira Idade quer ser a voz da Igreja, principalmente em nossa comunidade paroquial, a discordar do pensamento que fora descrito. Os agentes dessa pastoral são paroquianos que ao olharem para o que a Igreja ensina acerca da dignidade da pessoa humana – principalmente quando diz que o indivíduo é importante não por aquilo que faz e sim por aquilo que é, em última análise um filho muito amado de Deus – sentiram-se impelidos pelo evangelho a dar, com seu testemunho e por meio de ações pastorais concretas, uma resposta frente a esse injusto posicionamento. 

 

OBJETIVO

 

O principal objetivo da Pastoral da Terceira Idade é a promoção da pessoa humana à luz da fé, com o foco especial nos idosos. Imitando Jesus que visita os enfermos, e que cura a sogra de Pedro, essa pastoral também deseja levar o afeto e a ternura de Cristo aos idosos, dando-lhes a entender que são valiosos aos olhos de Nosso Senhor. Semanalmente, os agentes se encontram em nossa paróquia para juntos partilharem o evangelho e se nutrirem da Palavra de Deus que lhes dá a força necessária para que realizem os seus trabalhos.

Além disso, algumas ações concretas são promovidas durante o ano, tendo em vista a qualidade de vida dos idosos. O momento fundamental dessa pastoral são as visitas aos asilos e casas de repouso, bem como os lares de nossos idosos. É nesse ambiente que se pondo a ouvir as histórias dos irmãos e levando para eles uma palavra encorajadora de Jesus realizam sua missão em nossa comunidade.

 

HORÁRIO

 

  • Reunião seguida de visita aos idosos: quarta-feira às 14h no Salão Social.

 

CONTATO

 

Secretaria Paroquial

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  /  Tel.: (22) 2643-0082 - (22) 98811-7023

EXPEDIENTE

  • Segunda a Sexta-feira - 09h às 18h
  • Sábado - 09h às 12h

Praça Porto Rocha, s/nº - centro - Cabo Frio - RJ
E-mail: secretaria15pnsa@gmail.com
Tel.: (22) 2643-0082 - (22) 98811-7023 wpp

Bênção do Santíssimo Sacramento

  • Quinta-feira - 18h

Batismo

  • Inscrições na Secretaria Paroquial

Bênçãos de objetos, veículos, casas e outros

  • Marcar previamente na Secretaria Paroquial

Matrimônio

  • Informações na Secretaria Paroquial