O Retiro anual, para os sacerdotes da Arquidiocese de Niterói, realizou-se, de 29 de julho a 01 de agosto, no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio de Janeiro. Estiveram presentes cerca de 90 padres e os bispos, Dom José Francisco e Dom Luiz Antônio que, durante 4 dias, refletiram sobre o valor e a importância do sacerdócio ministerial.

 Dom Pedro Carlos Cipollini, Bispo de Santo André, SP e Presidente da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB, conduziu os participantes nas atividades, e falou sobre a importância, de participar do retiro: “A importância, para os padres, de participarem do retiro, eu vejo, em dois sentidos: o primeiro, pois eles fazem cultivar a espiritualidade, pois com o retiro, nos aproximamos, cada vez mais, na busca do seguimento de Jesus. Em segundo lugar, estarmos, os padres, juntos, unidos como presbitério, realizando essa busca de fidelidade para com Jesus, e em seu seguimento”.

Durante os dias de recolhimento, os presbíteros participaram de palestras, reflexões, Missas, Adoração e de um momento penitencial.

Na oportunidade Dom Cipolli deixou a seguinte mensagem aos participantes: “A mensagem que deixo é uma mensagem de esperança; que tenham coragem, e acreditem naquilo que Jesus disse ‘Eu estarei convosco, todos os dias, até o fim dos tempos’. Eu acho, que o presbítero deve ter um grande amor para com Jesus, pois é Ele quem dá sentido à nossa vocação, amar o presbitério em que, no dia de sua ordenação, foi inserido. O padre deve defender e amar seu presbitério, e exercer a pastoral, na consciência de que não está sozinho. Jesus o acompanha, mas os irmãos, também o acompanham”, afirmou Dom Pedro Carlos.

O retiro encerrou-se com a Santa Missa, na qual os padres, renovaram suas promessas sacerdotais. Dom Pedro, que dirigiu o retiro, foi homenageado pelos sacerdotes, que de mãos estendidas, rezaram, em forma de gratidão, pelo pregador.

Por Pe. Ricardo Mota

EXPEDIENTE

  • Segunda a Sexta-feira - 09h às 18h
  • Sábado - 09h às 12h

Praça Porto Rocha, s/nº - centro - Cabo Frio - RJ
E-mail: secretaria15pnsa@gmail.com
Tel.: (22) 2643-0082 - (22) 98811-7023 wpp

Bênção do Santíssimo Sacramento

  • Quinta-feira - 18h

Batismo

  • Inscrições na Secretaria Paroquial

Bênçãos de objetos, veículos, casas e outros

  • Marcar previamente na Secretaria Paroquial

Matrimônio

  • Informações na Secretaria Paroquial