No dia 12 de abril de 1967, foi estabelecido o Carmelo da Santíssima Trindade, na cidade de Tanguá, um verdadeiro dom para a Igreja particular de Niterói. Em janeiro de 2013, a pedido da Santa Sé, foi interrompido, temporariamente. Depois de seis anos, no dia 02 de fevereiro, com as bênçãos de Deus e da Santa Igreja, e graças à solicitude paterna de nosso Arcebispo, a família Carmelita está, mais uma vez, presente no território arquidiocesano.

Em seus 83 anos de existência, o Carmelo da Santíssima Trindade esteve presente e atuante, no Coração da Igreja, através da oração e da imolação. As muitas Irmãs, que por ali passaram, construíram sua história dia após dia, na busca apaixonada de Deus e na relação íntima com Ele. Estas Irmãs responderam ao chamado amoroso de Cristo, com a oferta de suas vidas, vivendo nele e para Ele, “para louvor da sua glória”(Ef 1,12).

A vida de fé floresce no Carmelo

 

A irmã Maria fala sobre a importância do retorno das Carmelitas: “As irmãs estão muito contentes por estarmos, depois de seis anos, novamente na Arquidiocese de Niterói. Estamos felizes também, pelo desejo, pedido e ajuda dos fiéis, dos padres e do Arcebispo, para que retornássemos. Atualmente, somos seis irmãs. Estamos fazendo nosso trabalho vocacional, acompanhando as moças que desejam fazer esse caminho conosco, que podem entrar em contato através de nossa página na Internet: https://carmelosantissimatrindade.webnode.com/contato/, ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..”

 

O Carmelo um patrimônio para a vida espiritual

 

Santa Madre Tereza, nossa fundadora, desejou fazer aquilo que o Espírito Santo lhe pedia, viver uma vida entregue à oração pela Igreja, pelos sacerdotes, pelos leigos.A vocação Carmelita Descalça é, essencialmente, eclesial e apostólica. O apostolado que Santa Teresa quis,a dedicação puramente contemplativa, que consiste na oração e na imolação, com a Igreja e pela Igreja, excluindo qualquer forma de apostolado ativo. Vivendo unidas à intercessão e ao sacrifício de Cristo, as irmãs se ofertam todas juntas, a Deus, e completam aquilo que falta à paixão do Senhor, em favor de seu Corpo místico (Cf. Cl 1,24).

O Mosteiro Carmelita é uma “Usina de fé” é um “Para-raios” espiritual

 

Dom Luiz Antônio, Bispo Auxiliar, descreve a importância do Carmelo para a Igreja Particular de Niterói: “O Mosteiro é uma grande graça, é como uma “usina de energia” espiritual e “um para-raios”. É como “Usina de fé”, pois a energia vem da oração das irmãs que intercedem por cada um de nós, e nos fortalecem na união e na comunhão. É como um “para-raios”, pois as orações nos fortificam para enfrentarmos todas as dificuldades no caminho da fé. Dom Luiz ainda ressaltou os esforços do Arcebispo Metropolitano, Dom José Francisco, que pessoalmente, durante os seis anos, acompanhou as irmãs, zelando por elas.

Como estar mais perto do Carmelo?

 

A comunidade do Carmelo de Tanguá conta com o apoio de cada pessoa de boa vontade, de maneira que todos os tipos de doação são bem-vindos.Em relação a doações específicas em valores, solicitamos que seja feito através da conta do Banco Bradesco, Ag. 2055 c/c 010612-7, CNPJ 30.350.557/0001-13.

Por: Padre Ricardo Mota

EXPEDIENTE

  • Segunda a Sexta-feira - 09h às 18h
  • Sábado - 09h às 12h

Praça Porto Rocha, s/nº - centro - Cabo Frio - RJ
E-mail: secretaria15pnsa@gmail.com
Tel.: (22) 2643-0082 - (22) 98811-7023 wpp

Bênção do Santíssimo Sacramento

  • Quinta-feira - 18h

Batismo

  • Inscrições na Secretaria Paroquial

Bênçãos de objetos, veículos, casas e outros

  • Marcar previamente na Secretaria Paroquial

Matrimônio

  • Informações na Secretaria Paroquial