Em uma paróquia de grande dimensão, não é de se estranhar que aconteçam grandes manifestações religiosas tomem conta da Semana Santa.

Em todas as regiões do Brasil, as celebrações são marcadas pelas tradições populares e pela fé no Cristo Ressuscitado.

Uma destas tradições é a procissão do Fogaréu, que se realiza em várias paróquias, a paróquia Nossa Senhora da Assunção em Cabo Frio, também prepara com muito zelo.

Ao som de tambores e à luz de tochas, tem início a Procissão do Fogaréu. O ritual simboliza a procura e a prisão de Cristo. Cerca de 40 homens encapuzados representam os soldados romanos. Carregam as tochas enquanto um coro entoa cantos.

A Procissão é acompanhada por centenas de pessoas. Ela tem seu inicio logo após a Missa na matriz auxiliar, passa por ruas específicas do centro da cidade e seu encerramento acontecerá no Convento Nossa Senhora dos Anjos com a prisão de Jesus Cristo.

No dia 15 de abril, aos sons dos tambores e conduzindo tochas todos paroquianos e visitantes irão vivenciar um momento que nos leva a refletir o Plano de Salvação para a humanidade. A primeira procissão ocorreu em 2017, quando o pároco padre Marcelo Chelles trouxe o costume à cidade.

 

 Por: Maria Lúcia Menezes

EXPEDIENTE

  • Segunda a Sexta-feira - 09h às 18h
  • Sábado - 09h às 12h

Praça Porto Rocha, s/nº - centro - Cabo Frio - RJ
E-mail: secretaria15pnsa@gmail.com
Tel.: (22) 2643-0082 - (22) 98811-7023 wpp

Bênção do Santíssimo Sacramento

  • Quinta-feira - 18h

Batismo

  • Inscrições na Secretaria Paroquial

Bênçãos de objetos, veículos, casas e outros

  • Marcar previamente na Secretaria Paroquial

Matrimônio

  • Informações na Secretaria Paroquial