Francisco entregou o pálio aos novos arcebispos metropolitanos; imposição será nas próprias arquidioceses

Nesta quinta-feira, 29, solenidade dos santos apóstolos Pedro e Paulo, 36 arcebispos metropolitanos nomeados no último ano receberam o pálio das mãos do Papa Francisco. Entre os novos arcebispos, cinco são brasileiros.

Do Brasil, receberam o pálio Dom José João da Costa, arcebispo de Aracaju (SE); Dom Delson Pedreira da Cruz, arcebispo da Paraíba (PB); Dom Júlio Endi Akamine, arcebispo de Sorocaba (SP); Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida (SP) e Dom Jeremias Steinmetz, da arquidiocese de Londrina (que não estava presente).

Veja como foi esse momento:

A entrega do pálio teve uma mudança em seu rito em 2015: o Papa faz apenas a entrega, a imposição é feita nas respectivas arquidioceses pelo núncio apostólico no país.

Após o rito da benção do pálio, o Papa presidiu a celebração eucarística com os cardeais – incluindo os que foram criados ontem em consistório – os arcebispos metropolitanos e os sacerdotes.

O pálio

O pálio é elaborado com lã branca, com cerca de 5 cm de largura e dois apêndices – um na frente e outro nas costas. Possui seis cruzes bordadas em lã preta. É confeccionado pelas monjas beneditinas do Mosteiro de Santa Cecília, em Roma, utilizando a lã de dois cordeiros que são oferecidos ao Papa no dia 21 de janeiro de cada ano na Solenidade de Santa Inês.

O uso do pálio, que nos primeiros séculos do Cristianismo era exclusivo dos Papas, passou a ser usado pelos Metropolitanos a partir do século VI, tradição que perdura até aos nossos dias. O pálio é símbolo do serviço e da promoção da comunhão na própria Província Eclesiástica e na sua comunhão com a Sé Apostólica.

 

Fonte: Canção Nova

Expediente

Seg. a sex. 9h às 18h, Sáb. 9h às 12h
E-mail: secretariaparoquial@pnsassuncao.org.br
Tel.: (22) 2643-0082

Bênção do Santíssimo Sacramento

Qui., às 18h (antes da Santa Missa), na Matriz Histórica

Batismo

Inscrições às terças, das 9h às 12h e 14h às 17h, na Matriz Auxiliar

Bênçãos de objetos (veículos, casas e outros)

Marcar previamente na Secretaria Paroquial

Matrimônio

Informações e entrega de documentos na Sec. Paroquial com a presença dos noivos