Dom Frei Alano Maria Pena O.P., Arcebispo emérito da Arquidiocese de Niterói, comemora hoje seu 42º aniversário de ordenação episcopal.

A Ordenação Episcopal de Dom Alano aconteceu em 25 de maio de 1975, em  Belém-PA, quando assumiu o Lema Episcopal: “Ut unum Sint” (Que sejam um). O seu pastoreio na Igreja particular de Niterói é uma expressão visível do seu lema,  e suas atitudes de pastor revelam a intenção de que todos sejamos um em Cristo Jesus.

“Os Bispos, sucessores dos Apóstolos, assumem na liberdade a responsabilidade plena de se entregarem ao serviço do Evangelho, sabedores que carregam um tesouro em vasos de barro (cf. II Cor 4,7). Eles são constituídos Pastores da Igreja, com a missão de ensinar, santificar e guiar, em comunhão hierárquica com o Sucessor de Pedro e com os outros membros do Colégio Episcopal” (Apostolorum Successores, Introdução).

Dom Frei Alano ficou à frente da Arquidiocese de Niterói por 7 anos, e no dia 30 de novembro de 2011, renunciou ao governo, em conformidade com Can. 401, §1º do Código de Direito Canônico.

A Arquidiocese de Niterói eleva aos céus as suas preces pela vida e vocação de Dom Alano, que há 42 anos serve a Igreja, entregando sua vida, num total espírito de doação e despojamento de si mesmo, em função da construção do reino de Deus. Ao mesmo tempo, imbuída pelo espírito de gratidão a Deus e exultante de alegria, parabeniza  seu Arcebispo emérito, pela passagem do aniversário de Ordenação Episcopal. Parabéns, Dom Frei Alano!

Por João Dias

Expediente

Seg. a sex. 9h às 18h, Sáb. 9h às 12h
E-mail: secretaria15pnsa@gmail.com
Tel.: (22) 2643-0082

Bênção do Santíssimo Sacramento

Qui., às 18h (antes da Santa Missa), na Matriz Histórica

Batismo (recesso - volta em fevereiro)

Inscrições às terças, das 9h às 12h e 14h às 17h, na Matriz Auxiliar

Bênçãos de objetos (veículos, casas e outros)

Marcar previamente na Secretaria Paroquial

Matrimônio

Informações e entrega de documentos na Sec. Paroquial com a presença dos noivos