Os preparativos para a Páscoa, na Paróquia Nossa Senhora da Assunção, terão o seu início sábado (08/04), com uma celebração específica para as crianças, às 16h, na Matriz Auxiliar. Esta celebração tem como objetivo explicar às crianças tudo o que acontece na Semana Santa: a entrada de Jesus em Jerusalém (Domingo de Ramos), a última Ceia e o Lava-pés, e a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Neste dia não haverá Santa Missa ás 20h.

 

A programação continua com a Procissão de Ramos, no domingo (09/04): às 08h, Santa Missa, em frente ao Convento Nossa Senhora dos Anjos, com a Bênção dos Ramos; a procissão segue até a Matriz Auxiliar, dando continuidade à celebração. Também haverá Bênção dos Ramos nas Missas das 18h e das 20h.

Na segunda-feira Santa (10/04), às 20h acontecerá, pela primeira vez na Paróquia, a Procissão do Fogaréu, que tem sua origem na Espanha, e hoje acontece em várias cidades do país como Goiânia e Petrópolis. Com apoio de um grande elenco, a procissão relembra a perseguição e a prisão de Jesus, antes de Sua morte. As reflexões da procissão terão lugar em frente à Matriz Auxiliar, Matriz Histórica, Praça Porto Rocha, Rua Érico Coelho e Largo do Convento Nossa Senhora dos Anjos.

Quarta-Feira Santa (12/04), às 19h, a Missa será na Comunidade de Sant’Anna na Vila Nova. Pelas ruas do bairro, haverá a Procissão de Nossa Senhora das Dores, que nos levará a refletir sobre as dores de Maria, vendo seu Filho único ser preso e morrer na cruz.

Na Quinta-feira Santa (13/04), às 20h, na Matriz Auxiliar, Santa Missa da Ceia do Senhor, Lava-pés e transladação do Santíssimo Sacramento para a Matriz Histórica. Haverá Vigília durante toda a madrugada, até às 08h da manhã de sexta-feira da Paixão.

A Sexta-Feira Santa (14/04), sagrada e solene, ao mesmo tempo, sóbria e austera. A Igreja, acompanhando os passos de Jesus Cristo, lembra Sua Paixão e morte na Cruz. Às 09h, as duas procissões, de Nossa Senhora das Dores e a de Nosso Senhor dos Passos saem, simultaneamente, da Capela de Santa Izabel e do Convento Nossa Senhora dos Anjos, às 15h, para a Procissão do Encontro e Celebração da Paixão do Senhor, às 17h. A seguir, o sermão das Sete Palavras de Cristo na Cruz e a Procissão do Senhor Morto. A encenação da Via Sacra acontece na sexta-feira (14), às 20h, no Largo Santo Antônio. São esperados cerca de 30 mil espectadores.

Sábado Santo (15/04), às 19h, Missa da Vigília Pascal, seguida da procissão da Ressurreição e o Ágape fraterno.

As Missas, no Domingo de Páscoa (16/04), serão às 10h, 18h e 20h. A programação completa está disponível no link www.pnsassuncao.org.br.

Por Maria Lucia Menezes
Foto: Arquivo Procissão do Fogaréu em Goiás 2015

EXPEDIENTE

  • Segunda a Sexta-feira - 09h às 18h
  • Sábado - 09h às 12h

Praça Porto Rocha, s/nº - centro - Cabo Frio - RJ
E-mail: secretaria15pnsa@gmail.com
Tel.: (22) 2643-0082 - (22) 98811-7023 wpp

Bênção do Santíssimo Sacramento

  • Quinta-feira - 18h

Batismo

  • Inscrições na Secretaria Paroquial

Bênçãos de objetos, veículos, casas e outros

  • Marcar previamente na Secretaria Paroquial

Matrimônio

  • Informações na Secretaria Paroquial