Durante vários séculos a Igreja Católica dedicou todo o mês de maio para honrar a Virgem Maria, Mãe de Deus. A tradição surgiu na antiga Grécia. O mês de maio era dedicado a Artemisa, deusa da fecundidade. Algo semelhante ocorreu na antiga Roma, pois maio era dedicado a Flora, deusa da vegetação. Naquela época, celebravam os ‘ludi florals’ (jogos florais) no fim do mês de abril e pediam sua intercessão.
 
Na época medieval abundaram costumes similares, tudo centrado na chegada do bom clima e o afastamento do inverno. O dia 1º de maio era considerado como o apogeu da primavera.
 
Durante este período, antes do século XII, entrou em vigor a tradição de Tricesimum ou “A devoção de trinta dias à Maria”. Estas celebrações aconteciam do dia 15 de agosto a 14 de setembro e ainda são comemoradas em alguns lugares.
 
A ideia de um mês dedicado especificamente a Maria remonta aos tempos barrocos – século XVII. Apesar de nem sempre ter sido celebrado em maio, o mês de Maria incluía trinta exercícios espirituais diários em homenagem à Mãe de Deus.
 
Foi nesta época que o mês de maio e de Maria combinaram, fazendo com que esta celebração conte com devoções especiais organizadas cada dia durante todo o mês. Este costume durou, sobretudo, durante o século XIX e é praticado até hoje.
[...] 
 
Fonte: - ACI Digital
Neste mês de maio, busquemos, ao contemplar Maria Santíssima, reconhecer nossa pequenez e fraqueza e permitir que Deus nos molde para as bem-aventuranças do seu Reino.

EXPEDIENTE

  • Segunda a Sexta-feira - 09h às 18h
  • Sábado - 09h às 12h

Praça Porto Rocha, s/nº - centro - Cabo Frio - RJ
E-mail: secretaria15pnsa@gmail.com
Tel.: (22) 2643-0082 - (22) 98811-7023 wpp

Bênção do Santíssimo Sacramento

  • Quinta-feira - 18h

Batismo

  • Inscrições na Secretaria Paroquial

Bênçãos de objetos, veículos, casas e outros

  • Marcar previamente na Secretaria Paroquial

Matrimônio

  • Informações na Secretaria Paroquial