Embora o nome possa dar a entender, não é um rito enigmático e obscuro, mas uma das orações mais belas da Semana Santa.

O Ofício de trevas mostra, de forma bastante profunda e bela, a figura do servo Sofredor e, junto d’Ele, nos colocamos rezando e meditando sobre os Sofrimentos de Sua Paixão e Morte na Cruz. Este nome (Ofício de Trevas) tem diversas explicações. Entre elas:

  • As trevas naturais de meia-noite ao anoitecer, ou seja, as horas destinadas à recitação do ofício, lembrando as palavras de Cristo preso nas trevas da noite: “Haec est hora vestra et potestas tenebrarum” (Esta é a vossa hora e do poder das trevas.) (Lc 22, 53);
  • As trevas litúrgicas, quando durante as cerimônias da paixão apagam-se todas as luzes na igreja, exceto uma;
  • As trevas simbólicas da paixão.

Nota-se o uso de um Candelabro de 15 velas, chamado “Tenebrário”. Das velas desse Candelabro, uma delas é de cor branca e todas as outras são feitas de cera amarela e comum, como sinal de luto e pesar. As velas que vão se apagando representam os discípulos, que pouco a pouco abandonaram Nosso Senhor Jesus Cristo durante a Paixão.

No final de cada um dos Salmos, as velas vão sendo apagadas. Ao mesmo tempo, as luzes da igreja vão sendo apagadas também. As velas vão sendo apagadas sucessivamente, até restar apenas uma, a branca. Esta vela branca significa Nosso Senhor que se retira do meio dos homens e baixa ao túmulo, para reaparecer, pouco depois, fulgurante de luz e de glória.

No fim, apagam-se as luzes para simbolizar o luto da Igreja e a escuridão que baixou sobre a terra quando Nosso Senhor morreu. O toque das matracas ao final do Ofício de trevas significa o terremoto e a perturbação dos inimigos e recordam a desordem que sucedeu na natureza, com a morte de Nosso Senhor.

Com isso, para melhor viver a Semana Santa, todos estão convidados a participar desta Celebração litúrgica de meditação da Paixão de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Por: Rodolfo Bartholomeu

EXPEDIENTE

  • Segunda a Sexta-feira - 09h às 18h
  • Sábado - 09h às 12h

Praça Porto Rocha, s/nº - centro - Cabo Frio - RJ
E-mail: secretaria15pnsa@gmail.com
Tel.: (22) 2643-0082 - (22) 98811-7023 wpp

Bênção do Santíssimo Sacramento

  • Quinta-feira - 18h

Batismo

  • Inscrições na Secretaria Paroquial

Bênçãos de objetos, veículos, casas e outros

  • Marcar previamente na Secretaria Paroquial

Matrimônio

  • Informações na Secretaria Paroquial