“Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes.”

Trata-se de uma afirmação, e como jovem posso dizer que também é uma clara constatação. Não estamos nos referindo à mera aparência de um jovem fitness, musculoso, bombado, ou daquela jovem com seu corpo bem delineado, mas é uma “característica” da alma, do coração, uma força e fortaleza que está incutida no coração de cada jovem, uma vitalidade, garra e ousadia que o faz desbravar e até mesmo inconformar-se com as situações. Isso é muito bom, desde que essa energia e força sejam canalizadas e aproveitadas da melhor maneira, porque essa mesma força que gera construção, se mal aproveitada, pode gerar a destruição de si e da sociedade.

 

Celebrar o Dia Mundial da Juventude (30 de março) significa não apenas lembrarmos dessa fase da vida, mas sim reconhecer e valorizar a importância e a potência que existe em cada jovem, mas que, ao mesmo tempo, merece atenção, cuidado, ajuda, para que, de fato, a sua jovialidade não seja apenas de aparência, mas se torne uma positiva influência.

Longe de um conceito reduzido e errôneo, o jovem cristão é chamado a ser protagonista, a começar da sua própria história, mas, ao mesmo tempo, ser um agente de protagonismo na sociedade e na história naquilo que lhe compete. A mesma Palavra que afirma que “sois forte”, em sequência, aponta a fonte dessa força e quem podemos vencer apoiados nela: “Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a Palavra de Deus permanece em vós, e vencestes o maligno. (cf. I Jo 2,14)

Dando um passo a mais, não basta “termos a força”, é preciso termos fortaleza interior, e é apoiados na Palavra da Verdade que encontramos a segurança e a confiança da qual necessitamos, e aí, sim, podemos vencer o mal que se levanta contra nós, para nos destruir, pois não sejamos ingênuos, o mal sabe do que somos capazes, por isso ele investe tanto contra nós, para impedir que sejamos quem devemos e somos chamados a ser. Como jovem, compartilho com você o quanto a força da Palavra de Deus já me mudou, já realizou, já me transformou, e sei que muitos podem também concordar com isso.

Como um jovem manterá pura a sua vida? Sendo fiel às vossas palavras (Sl 118,9)

Há poucos dias, fiquei sabendo da abertura de um processo de beatificação não tanto comum, pois se trata de um jovem samurai chamado Takayama, que ajudava nas atividades missionárias no Japão e era protetor dos cristãos e dos missionários jesuítas.

“Abriu mão de posses por amor a Cristo e foi constatado a sua grande fidelidade à vocação cristã, ele que perseverou apesar de todas as dificuldades”. O Papa Francisco aprovou o decreto que reconhece seu martírio, e ele será declarado beato e entrará na lista de católicos japoneses que preferiram morrer a renunciar a sua fé.

É dessa força que estamos falando, como este jovem destemido que entregou a vida, não a perdeu, mas ganhou na eternidade. Que como jovens gastemos a nossa força, a nossa vida naquilo que realmente vale a pena, não nos contentemos com aquilo que é meramente passageiro, mas vamos em direção ao que nosso coração anseia: a eternidade! O jovem não tem um “coração pequeno”, ele é grande, ele não quer simplesmente viver de passagens, mas anseia em permanecer, deseja o eterno.

Sejam revolucionários! Na cultura do provisório, do relativo, muitos pregam que o importante é ‘curtir’ o momento, que não vale a pena se comprometer por toda a vida, fazer escolhas definitivas ‘para sempre’, uma vez que não se sabe o que nos reserva o amanhã. Nisso peço que se rebelem contra a cultura do provisório, a qual, no fundo, crê que vocês não são capazes de assumir responsabilidades, que não são capazes de amar de verdade. Eu tenho confiança em vocês, jovens, e rezo por vocês. Tenham a coragem de ‘ir contra a corrente’. E também tenham a coragem de ser felizes!” (Papa Francisco)

Fonte: Tiago Marcon, missionário da Comunidade Canção Nova

Fotos: SECOM

EXPEDIENTE

  • Segunda a Sexta-feira - 09h às 18h
  • Sábado - 09h às 12h

Praça Porto Rocha, s/nº - centro - Cabo Frio - RJ
E-mail: secretaria15pnsa@gmail.com
Tel.: (22) 2643-0082 - (22) 98811-7023 wpp

Bênção do Santíssimo Sacramento

  • Quinta-feira - 18h

Batismo

  • Inscrições na Secretaria Paroquial

Bênçãos de objetos, veículos, casas e outros

  • Marcar previamente na Secretaria Paroquial

Matrimônio

  • Informações na Secretaria Paroquial